Dica da semana: Construa um mapa de empatia 👈

mapa da empatia

O mapa da empatia é uma ferramenta desenvolvida pela consultora americana Xplane, que permite conhecer e compreender o cliente.

Quando se descobre o universo do cliente, é possível descobrir como entregar-lhe valor.
 
Se é empreendedor, este mapa permitirá alcançar uma maior clareza sobre a forma como os seus produtos e serviços impactam os seus clientes.
 
Dessa forma, pode criar conteúdo direcionado para construir o negócio, atraindo, vendendo e fidelizando.
 
Como preenchê-lo?
 

1 – Dados Iniciais 👈

Atribuir um nome e idade para a persona, de forma a personificar o cliente.

 

2 – O que ele(a) escuta? 👈

Nesta seção referir coisas que passam pelo ouvido do cliente, desde conversas a músicas. Quem são as pessoas com quem ele(a) fala? Podem ser amigos, o chefe ou influenciadores. O que ele(a) ouve no dia a dia em geral?
 

3 – O que ele(a) vê? 👈

O que acontece diante dos olhos da persona? Trata-se de uma pessoa conectada nas redes sociais? Ainda lê jornais ou vê programas de televisão? Quem são as pessoas com quem ele se relaciona?
 

4 – O que ele(a) pensa e sente? 👈

Indicar quais as principais preocupações e aspirações da persona.
Ele(a) está feliz ou está triste? Quais são os seus objetivos para o futuro?
 

5 – O que ele(a) fala e faz? 👈

Entender o que o seu cliente diz e faz é um exercício de observação. Como ele(a) se veste? Qual é a sua postura? Quais são as suas opiniões externalizadas sobre o que ele(a) vê e ouve?
 

6 – Quais são as suas dores? 👈

Aqui, colocamos os principais obstáculos para que o seu cliente consiga sucesso e felicidade. Incluímos também os seus medos e frustrações. Do que ele(a) reclama com mais frequência? Quais os seus problemas? Que insatisfações tem?
 

7 – Quais são os seus Ganhos / Necessidades / Desejos?👈

Os objetivos estão diretamente correlacionados com os medos, pois estes não apareceriam sem os objetivos. Por isso, os dois tópicos complementam-se.
Os ganhos são tudo aquilo que se deseja atingir uma vez que os medos sejam superados. Quais os seus desejos e necessidades? Quais os seus sonhos? De que forma mede o seu sucesso?
Ana Canavarro
Sobre marketingdigitalretalho@portugalmail.pt 33 artigos
Inovação ... Paixão ... Responsabilidade ... são os meus valores fundamentais… O enorme apetite por inovação e comunicação, combinado com a experiência no setor do retalho, conduziu-me à especialização em marketing e, actualmente, em marketing digital. No meu blog, escrevo sobre o que me apaixona: Marketing Digital, Marcas, Retalho, Moda e Tecnologia. (Especialidades: Marketing Digital, Marketing de Retalho, Social Media, SEO Copywriting, Key Account management B2B). https://pt.linkedin.com/in/anacanavarro

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*