Posicionamento – O que é?

Posicionamento

O conceito de posicionamento surge na década de 70 do século passado, num contexto de

uma crescente concorrência entre as empresas e uma consequente necessidade das mesmas se diferenciarem aos olhos dos potenciais clientes. O termo posicionamento teve origem no artigo “Positioning is a game people play in today´s me-too Marketplace”, que foi publicado na revista Journal of Marketing, em 1969, por Trout.

Posicionar exige que a empresa decida, por um lado, quais os seus diferenciais e, por outro, quais deles irá promover junto dos seus segmentos de consumidores. Em termos práticos, o posicionamento pode ser obtido a partir da fórmula: Segmentação + Diferenciação = Posicionamento.

Essas diferenças devem satisfazer critérios de importância, distinção, superioridade, comunicabilidade, previsibilidade, disponibilidade e rentabilidade.

Em suma: o resultado do posicionamento estratégico pretende ser o desenvolvimento de uma proposta de valor adequada, com foco no mercado específico, o qual propõe uma razão convincente e vendável ao consumidor potencial.

Sobre marketingdigitalretalho@portugalmail.pt 33 artigos
Inovação ... Paixão ... Responsabilidade ... são os meus valores fundamentais… O enorme apetite por inovação e comunicação, combinado com a experiência no setor do retalho, conduziu-me à especialização em marketing e, actualmente, em marketing digital. No meu blog, escrevo sobre o que me apaixona: Marketing Digital, Marcas, Retalho, Moda e Tecnologia. (Especialidades: Marketing Digital, Marketing de Retalho, Social Media, SEO Copywriting, Key Account management B2B). https://pt.linkedin.com/in/anacanavarro

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*