
A sociedade mudou. Hoje, para conversar com o público, não basta divulgar o produto ou serviço na televisão, rádio ou jornais. É preciso também e/ou recorrer aos meios digitais e às parcerias, dependendo, claro, da especificidade de cada negócio.
O marketing de parceria (ou partnership marketing) que já não é novo, aparece como um relacionamento de marketing mutuamente benéfico entre uma empresa e outra organização.
Deixem-me confessar-vos o meu fascínio por este tipo de parcerias. Porquê? Talvez porque as marcas abandonam, por esta via, um posicionamento de certa forma egocêntrico, arriscando sim, por alcance e ganhos maiores.
Como é óbvio, este tipo de aposta, como em todas as grandes aventuras da vida, não se faz sem riscos.
Mas teria o marketing (e os negócios) alguma piada sem algum risco associado?
Não é nenhum segredo que as parcerias estratégicas são uma parte crucial do desenvolvimento e crescimento do negócio.
Desde logo permitem explorar novos segmentos de clientes, mercados e até mesmo novas linhas de produtos.
Essas oportunidades podem aumentar o potencial alcance de marketing e, em última instância, levar a um ganho em clientes.
Na verdade, muitas alianças criam um fluxo de clientes leais entre os membros da aliança, aumentando o negócio global para os membros da aliança.
Grandes marcas têm vindo a recorrer ao co-branding. Veja-se o caso da Nike que tem dado continuidade à sua parceria com a Apple. Com o Apple Watch Nike+ (com a assinatura ‘o parceiro de corrida ideal’) é possível saber a altitude através do altímetro integrado, consultar estatísticas durante os treinos e manter a motivação, passo a passo.
No que respeita ao ambiente digital, a adaptação às novas formas de consumo de media é fundamental e, nesse âmbito, encontramos as parcerias com influenciadores digitais.
No também chamado influencer marketing, que é também uma forma de parceria, os produtores de conteúdo nos media sociais geram materiais ou participam em campanhas e ações em prol das marcas e, assim, influenciam as pessoas.
Influenciadores digitais são pessoas que têm poder de influência sobre uma grande audiência através dos seus canais de conteúdo e redes sociais. Para os selecionar, a marca deverá compreender bem quem são as suas buyer personas e perceber quais os formatos de conteúdo susceptíveis de influenciar as suas decisões de compra.
E você? Já está preparado para alcançar novos voos?
Autora: Ana Canavarro
Consultora de marketing e empreendedora digital.
Co-fundadora da agência de marketing ‘A Partícula Atómica’ http://aparticulaatomica.com/).
Autora do blog marketingdigitalretalho.eu
Fontes:
http://empiread.com/how-strategic-partnership-brand-marketing-can-boost-business/
https://marketingdeconteudo.com/como-negociar-com-influenciadores/
https://hingemarketing.com/blog/story/how-to-create-a-partnership-marketing-plan-that-drives-growth
https://blog.hubspot.com/marketing/best-cobranding-partnerships
Deixe uma resposta