Uma estratégia de marketing digital bem concebida é, cada vez mais, fundamental para o sucesso de uma empresa/marca
A questão principal deixou de ser “Estar ou não estar presente?“, para passar a ser “Como estar presente?” e “Em que medida?”
Enquanto consumidores, todos nós recebemos, diariamente, um sem número de informação que, a certa altura, mais não produz do que ruído.
É o caso dos e-mails e sms massificados que ocupam abusivamente as nossas caixas e os nossos telemóveis e que acabam por ser contraproducentes, pois caem na banalidade e geram um sentimento de revolta ou apatia, por parte dos destinatários da comunicação.
Na estratégia de marketing digital (sempre alinhada com a estratégia global de marketing), o caminho deverá ser o da coerência e diferenciação, por várias formas, nomeadamente:
1. Conteúdo: crie e partilhe conteúdos únicos com carga emocional positiva (texto, imagem e/ou vídeo), que sejam out-of-the-box e que consigam ser, ao mesmo tempo, úteis, divertidos e relevantes, para o seu público-alvo; o storytelling assume aqui um papel fundamental, dado que seduzir a audiência, levando-a a partilhar os conteúdos publicados com os amigos é uma das ambições de qualquer estratégia de marketing digital;
2. Canais: utilize canais e técnicas eficazes (website, redes sociais, search marketing, mobile marketing), mas que estejam de acordo com o posicionamento da sua marca e targets;
3. Frequência: não seja abusivo. Faça uso do bom senso, que continua a ser um excelente barómetro nas relações humanas e na vida em geral. Coloque-se do lado do seu cliente e questione o que pensaria se estivesse desse lado. A partir daí, delineie a sua estratégia de periodicidade.
Respeito, Oportunidade, Interesse. São termos que bem caracterizam as expetativas actuais dos consumidores perante uma marca.
Não os desiluda. Seja único e irrepetível! Desafie a sua imaginação e arrisque sim, mas com conhecimento e minimizando os riscos da melhor forma possível…
Autora: Ana Canavarro
Leia mais sobre estratégias de marketing digital aqui.
Deixe uma resposta